Instrumentos de uma orquestra

Violino
Fig. Violino Stradivarius – Exposto no Palácio Real em Madrid, Espanha.

O violino é um instrumento de quatro cordas: Mi, Lá, Ré e Sol. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas, dependendo do encordoamento utilizado, pode-se produzir timbres mais aveludados e mornos. Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla. Depois do maestro , ele é o comandante da orquetra. O spalla fica bem à esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe dos primeiros-violinos.
O som do violino é produzido pela fricção da crina sobre as cordas. O arco pode ser feito com vários fios de crina de cavalo, ou de material sintético. A crina de cavalo dá uma maior qualidade ao som. Antes de tocar o instrumento, o violinista passa sobre a crina uma resina chamada breu, que tem o efeito de produzir o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som. Sem ele, não há o menor ruído ao passar o arco sobre as cordas.
Para se tocar o violino utiliza-se a clave de Sol.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Violino
http://www.duke.edu/~syk6/pages/Madrid%20-%2006%20-%20a%20Stradivarius%20violin%20in%20the%20music%20room_jpg.htm


Viola
Fig. Viola Barroca

A viola é um instrumento mais grave que o violino (uma quinta), e apresenta um som mais doce e menos estridente que o mesmo. Também possui quatro cordas: Lá, Ré, Sol e Dó. É de 2 a 7 cm a mais maior que o violino, e costuma variar muito de tamanho. Os arcos são maiores e mais pesados que os do violino (70 a 74g viola, 58 a 61g violino), com uma tira de crina de cavalo mais larga, visível principalmente no talão. Porém, para se tocar o instrumento adota-se técnica praticamente idêntica. A viola é um dos poucos instrumentos que utilizam a clave de Dó, geralmente na terceira linha.
Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Viola
http://www.asinari.it/violaeng.htm
http://www.baroquecello.com/viola_pictures.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viola
http://en.wikipedia.org/wiki/Viola


Violoncelo
Fig. Violoncelo

Também conhecido como cello, é o segundo maior instrumento da família das cordas. Possui quatro cordas: Lá, Ré, Sol e Dó, como a viola, porém uma oitava mais grave, e apóia-se no chão através do espigão (haste de metal que sai da extremidade do instrumento). O cello é apoiado entre as pernas, e o músico deve estar na posição sentada. Para a execução do violoncelo utiliza-se a clave de fá na quarta linha. O arco também é feito de crina de cavalo ou material sintético, e para que haja som, é necessário uso de Breu. O arco do cello é mais largo que o do violino ou viola, porém é mais curto que ambos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Violoncelo
http://www.concertgoersguide.org/onstage/instruments/thecello.php


Contrabaixo
Fig. Contrabaixo

O Contrabaixo é o maior e o mais grave instrumento musical da família dos instrumentos de corda. Possui quatro cordas afinadas em quartas: Mi, Lá, Ré e Sol, mas com uma oitava mais grave do que o violoncelo. Para tocar o contrabaixo, é necessário que o instrumentista ou fique de pé ou parcialmente sentado em um banco ou tamborete bem alto. Alguns contrabaixos possuem uma quinta corda afinada em Dó, dando ao contrabaixo a seguinte afinação: Dó, Mi, Lá, Ré e Sol. A sonoridade do contrabaixo acústico é de tom mais severo, se mesclando num fúnebre aveludado. Seu arco curto pode gerar dificuldade nos duplos acordes,mas seu pizzicatto é muito usado por músicos populares do jazz, dando a ele uma capacidade virtuosa.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Contrabaixohttp://www.concertgoersguide.org/onstage/instruments/thebass.php


Flauta Transversal
Fig. Flauta Transversal

As flautas transversais no princípio eram de madeira e sem chaves, apenas orifícios abertos para se fechar com os dedos. Por essa razão pertence ao naipe das madeiras apesar da flauta ser atualmente construída de metal (como ouro, prata...). A flauta é um dos instrumentos mais antigos de que se tem conhecimento. Embora sua construção possa parecer simples em comparação a outros membros de sua família, sabe-se que não é um instrumento de fácil execução. Isso se deve ao fato da flauta possuir uma grande desigualdade de registros (o agudo é muito mais potente que o grave, e o flautista deve ter controle sobre essa natureza), uma postura diferenciada, e exigir um grande conhecimento a respeito do mecanismo da embocadura. Portanto, não é difícil obter som na Flauta, porém é laborioso alcançar um som límpido, volumoso e apurado. É exigido de um flautista o total controle da respiração diafragmática, uma boa percepção quanto a afinação (já que qualquer mudança do sopro, da embocadura e do seu ângulo pode influenciar bastante), e muito estudo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flauta
http://www.grothmusic.com/cgi-local/SoftCart.exe/online-store/scstore/p-517S.html?E+scstore
http://www.ad.org.br/jahn/j_instmadeira.asp


Flautim
Fig. Flautim

É um instrumento de sopro semelhante a flauta transversal com um comprimento menor e mais fino. Pode ser de madeira ou metal. O flautim pode ser chamado de flauta PICCOLO. Ele é posicionado da mesma maneira que a flauta no sentido horizontal. Por ter um comprimento menor que a flauta, o flautim possui um som mais agudo que a flauta transversal. O flautim é tocado pelo mesmo músico que toca flauta transversal.



Clarinete
Fig. Clarinete

Clarinete ou clarineta é um instrumento de sopro, com o corpo de madeira (tradicionalmente feitos com ébano ou grenadilha) e chaves de metal, que se utiliza de palheta para executar o som.. A palheta (uma lâmina feita de cana) do clarinete é simples, ao contrário do oboé que é dupla. A palheta simples do clarinete é apoiada na extremidade do corpo do instrumento chamada de boquilha. Estas são construídas com um material sintético chamado ebonite. O músico apóia a boca na boquilha com o lábio inferior apoiado na palheta, assoprando diretamente no orifício do clarinete. Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Os clarinetes mais comuns são os instrumentos em Si bemol e em Lá. O instrumento em Dó, raramente usado hoje, era muito utilizado na orquestra clássica e pré-romântica.
Fonte: http://www.mercadolibre.com.ve/jm/img?s=MLV&f=3395615_6741.jpg&v=P
http://www.ad.org.br/jahn/j_instmadeira.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oboé


Oboé
Fig. Oboé

Instrumento de sopro, feito de madeira (ébano, jacarandá) de formato ligeiramente cônico, que é tocado na posição vertical, sendo o ar soprado diretamente no próprio orifício através de uma palheta apoiada na boca.
Uma pequena e delgada tira de uma cana especial é dobrada em dois e um pequeno tubo de metal (staple) é colocado entre os dois lados da tira dobrada, a qual é então passada em volta do tubo e firmemente amarrada a ele. A parte dobrada da tira é cortada e as duas extremidades, delicadamente desbastadas, constituindo então a palheta dupla. O tubo de metal encaixa-se em uma base de cortiça que é firmemente fixada na extremidade superior do oboé. O oboé é considerado um dos instrumentos de sopro de técnica mais difícil de respiração, já que requer um volume de ar muito maior do que o realmente utilizado para produzir a nota. Devido ao seu timbre penetrante e ao fato de que é o único instrumento de sopro que não depende de regulagem para afinação, é o oboé que toca a nota Lá, antes de um concerto começar, para que todos os outros instrumentistas afinem seus instrumentos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oboé
http://www.ad.org.br/jahn/j_instmadeira.asp
http://jugend.blasmusik.at/images/gifs/oboe/C_oboe_01.jpg


Fagote
Fig. Fagote tenor

É um instrumento de sopro tocado de maneira semelhante ao oboé, pois possui uma palheta dupla. O seu corpo é maior que o oboé, sendo este corpo dobrado sobre si mesmo. O corpo do fagote é de madeira com as chaves de metal. A palheta dupla é encaixada num pequeno tubo que sai do corpo do instrumento. Para tocar o instrumento é necessário apoiá-lo no corpo do músico. É constituído por um tubo cônico de madeira e tem uma boquilha de palheta dupla inserida numa bainha. Existem 2 tipos de fagote: fagote tenor ou fagottino (mais agudo) e contra-fagote (mais grave).

Fonte: http://www.ad.org.br/jahn/j_instmadeira.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fagote



Trompete
Fig. trompete

Na época medieval, os trompetes eram usados em acontecimentos militares ou cerimônias, executando fanfarras brilhantes, baseado no limitado número de notas da série harmônica (antigamente os trompetes não apresentavam pistões). O trompete é um tubo de metal, com um bocal no início e umacampânula no fim. A distância percorrida pelo ar dentro do instrumento é controlada com o uso de pistos. Além dos pistos, as notas são controladas pela pressão dos lábios do trompetista e pela velocidade com que o ar é soprado no instrumento. Os modelos mais usados são os trompetes em Dó e Si bemol.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trompete
http://www.schagerl.at/index_germany.html


Trompa
Fig. trompa

Consiste num tubo metálico de 3,7 metros de comprimento, ligeiramente cônico, com um bocal numa das extremidades e uma campânula (ou pavilhão) na outra, enrolado várias vezes sobre si mesmo como uma mangueira, e munido de três chaves. O trompista aciona as chaves com a mão esquerda, e com a mão direita dentro do pavilhão ajuda a controlar o fluxo de ar dentro do instrumento, e é pela ação conjunta das chaves, da mão direita no interior da campânula, e do sopro (e, às vezes, sucção) do trompista que as notas são produzidas. É um instrumento dificílimo de tocar: o trompista não só tem que ter um ouvido afinadíssimo e saber solfejar com precisão, como também tem que ter uma coordenação motora perfeita para controlar os músculos da mão direita e a própria respiração. Basta um pequeno erro para produzir uma desafinação.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trompa
http://www.finkehorns.de/Bilder/Horns/Kinderhorn_Big.jpg


Trombone
Fig. Trombone

A palavra em italiano significa trompete grande. O trombone é um instrumento musical da família dos metais. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba. Apresenta duas variações: trombone de pistões e trombone de vara. No lugar de válvulas, o trombone utiliza uma vara móvel, uma extensão de tubo em forma de U, que se encaixa no tubo principal, deslizando sobre ele com extrema facilidade e suavidade. Existem sete posições para a vara, baseadas nas sete notas fundamentais. Apresenta as seguintes variações: pode ser soprano – hoje em desuso, tenor, barítono, baixo ou contrabaixo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trombone
http://www.ad.org.br/jahn/j_instmetal.asp
http://media.zzounds.com/media/brand,zzounds/trombone-0b7d11e55e483c6d0d54d9ca28177501.jpg


Tímpano
Fig. Tímpano

O tímpano é um instrumento de percussão. Os timbales ou tímpanos são membranofones de altura definida, ou seja, instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma membrana que se pode afinar para sons de determinadas freqüências. São constituídos por um ressoador em forma de taça, de cobre ou fibra de vidro, sobre o qual assenta um aro onde é encaixada a membrana. A membrana pode ser de pele de veado ou sintética (em material plástico). As membranas sintéticas mais modernas produzem sons de timbre muito semelhante à pele natural, com a vantagem de resistirem melhor às variações de temperatura e umidade, sendo por isso, atualmente, muito utilizadas. A membrana é percutida com baquetas, na gíria denominadas bilros, feitas em vários materiais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tímpano_(instrumento)
http://www.ad.org.br/jahn/j_instpercus.asp


Piano
Fig. Piano cauda

O piano (abreviatura de pianoforte) é um instrumento muscial de corda percutida. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo. Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo ressalta de imediato após tocar nas cordas e deixa a corda vibrar livremente. Os pianos têm geralmente dois ou três pedais, sendo sempre o da direita o que permite que as cordas vibrem livremente, dando uma sensação de prolongamento do som. Permite executar uma técnica designada legato, como se o som das notas sucessivas fosse um contínuo.
Existem duas versões do piano moderno: o piano de cauda e o piano vertical:
O piano de cauda tem a armação e as cordas colocadas horizontalmente. Necessita por isso de um grande espaço pois é bastante volumoso. É adequado para salas de concerto com tetos altos e boa acústica.
O piano vertical tem a armação e as cordas colocadas verticalmente. A armação pode ser feita em metal ou madeira. Os martelos não beneficiam da força da gravidade.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piano
http://www.rogers-piano.com/images/homepiano2.jpg