Regente

Carlos Alberto Angioletti Vieira

Nascido em 10 de março de 1944 na cidade de Florianópolis, Carlos Alberto pertence a uma família de músicos. Com seu avô, maestro Sebastião Bousfield Vieira e seu pai, Carlos Vieira, iniciou e desenvolveu seus estudos musicais, tornando-se violinista, violista, regente, compositor e arranjador. Em 1961, participou como violista na antiga Orquestra Sinfônica de Florianópolis, sob a regência do maestro Emannuel Peluso.
É o introdutor do método Suzuki em Santa Catarina e um dos pioneiros no Brasil.
Em 1976 começou a dar aulas de violino e viola. Neste mesmo ano criou a Orquestra do projeto Espiral de Florianópolis, formado por crianças e adolescentes. Em 1986 criou a Camerata Arcos e em 1993 fundou a atual Orquestra Municipal de Florianópolis, atual Sinfônica. Em 1994 criou o Projeto Orquestra Escola.
Entre diversos cursos, eventos e atividades que tem participado, destacam-se: cursos de regência com Alceu Bocchino e Roberto Duarte nas oficinas de música de Curitiba; com Carlos Besen na UDESC; com Ernani Aguiar no Rio de Janeiro; cursos com Dr. Shinichi Suzuki no Japão em 1983 e 1989; encontro internacional Suzuki em julho de 1995 na Irlanda; professor e regente no curso internacional de Santiago desde 1991; professor no Encontro de Jovens Instrumentistas no Chile desde 1998 e membro efetivo da SAA (Suzuki American Association).
Em 27 de novembro de 2001 obteve a condecoração da medalha de mérito cultural Cruz e Sousa por serviços prestados à cultura do Estado de Santa Catarina.