Projeto Orquestra Escola

Antigo projeto do maestro da Orquestra Sinfônica de Florianópolis, Carlos Alberto Angioletti Vieira, se fortaleceu no dia 14 de novembro de 2006 com o lançamento do Projeto Orquesta Escola, que conta com o patrocínio da Tractebel Energia S/A, a parceira da prefeitura no projeto educativo cultural na área de música aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A intenção é criar no futuro a Orquestra Sinfônica Juvenil de Florianópolis. O projeto é de longa duração e permanente, e será desenvolvido em três etapas: num primeiro momento, serão aprimorados tecnicamente os jovens que escolheram os instrumentos de corda. No segundo ano, os de sopro (madeira e metal), além da prática de orquestra ser bastante valorizada para, numa etapa posterior, formalizar o grupo musical. O programa não deve sofrer descontinuidade, porque envolve o futuro de crianças e adolescentes.
Inicialmente com 190 inscritos nas oficinas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e prática de orquestra, os alunos, com idade a partir dos oito anos, devem estar obrigatoriamente matriculados e freqüentando o ensino fundamental, médio ou superior.
Através deste projeto, serão disponibilizados 39 instrumentos musicais aos alunos selecionados que não possuam condição socio-econômica para adquirir seu próprio instrumento, avaliado pela comprovação de renda familiar.
Uma realização da Prefeitura de Florianópolis, o Orquestra Escola conta com o apoio também do Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, do Ministério da Cultura e terá a supervisão técnica da Orquestra Sinfônica de Florianópolis. A intenção é realizar audições didáticas e concertos, além de oficinas de ensino instrumental e de prática de orquestra.

0 comentários: