Turne da OSF

Orquestra faz turnê pelo Estado

A Orquestra Sinfônica de Florianópolis (OSF) dará início na própria capital ao programa ‘Clássicos em Santa Catarina’ e ao projeto ‘250 anos de Mozart’, em comemoração aos 250 anos do nascimento do compositor alemão, completados no ano passado. As cidades de Palhoça, São José, Joinville, Criciúma, Tubarão, Içara e Blumenau estão no roteiro da orquestra, que executará nove concertos, a partir de 3 de junho.

O primeiro concerto, no dia 3 de junho, tem no programa Joseph Haydn, Henry Mancini, Prosper Morand, Mozart, Brahms, Johann Strauss Filho, além da obra Ou Vai ou Racha de autor desconhecido e arranjo do diretor artístico e maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira. Às 20h30min, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, a orquestra executa as peças: Sinfonia 94 de Haydn, a dança russa Trepak de Morand, o 1° Movimento da Sinfonia nº 40 de Mozart, a valsa Danúbio Azul de Strauss e a Dança Húngara nº 5 de Brahms.

O recurso para a temporada 2007 da Orquestra Sinfônica de Florianópolis foi aprovado pelo Funcultural, mecanismo do Governo do Estado para o apoio à cultura, com captação junto ao Giassi Supermercados.

Com um repertório abrangente - que mescla as grandes obras da literatura musical internacional com melodias populares e até uma composição do maestro Carlos Alberto -, a OSF é formada por 40 músicos que se apresentam com violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tímpano, violão, bateria, piano e canto. Fundada em 20 de junho de 1994, a Sinfônica de Florianópolis, que evoluiu da Camerata Arcos (1986) e da Orquestra Municipal de Florianópolis (1993), realiza há cinco anos o projeto Orquestra Escola, aberto a estudantes da comunidade com ciclo permanente de prática orquestral. Com o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Roaunet, são ministradas oficinas de aprendizagem de instrumentos musicais, realizados ensaios, apresentações filantrópicas, audições didáticas e concertos com os cerca de 80 alunos.

jornal A tribuna:

http://www.atribunanet.com/home/site/ver/?id=50151


Popularidade
A música erudita está em alta em SC. Além da Orquestra Sinfônica do Estado (Ossca), que já tem concertos agendados para 2008, a Orquestra Sinfônica de Florianópolis (OSF), antes Camerata Arcos e Orquestra Municipal, está anunciando uma turnê por oito cidades catarinenses. Inicia dia 3 de junho, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, e no Teatro Álvaro de Carvalho, dia 8, ambos na Capital. Depois segue para Palhoça, São José, Joinville, Criciúma, Tubarão, Içara e Blumenau. São dois projetos: 250 anos de Mozart e Clássicos por Santa Catarina, sob regência do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira. A entrada é franca.

por Raul Sartori em:

http://www.an.com.br/colunistas/2007/mai/27/0sar.jsp






1 comentários:

Luisa disse...

Oi! Aonde encontro informações sobre a apresentação em Blumenau? Abraços